sexta-feira, 29 de abril de 2016

CLÁSSICO RE-PA NA U.N..I.F.A PELA COPA VERDE

  O clássico estará presente na Unifa na Copa Verde mas ele tem uma vasta história no futebol brasileiro.Re-Pa é o nome dado ao clássico de futebol entre Clube do Remo e Paysandu Sport Club, ambos sediados na cidade de Belém, capital do estado do Pará, confronto também conhecido como o Clássico Rei da Amazônia, já que envolve as duas maiores forças do futebol da Região Norte do Brasil. Provavelmente é o clássico mais disputado do futebol mundial, com mais de 700 partidas já tendo sido realizadas.
O Clube do Remo foi fundado no dia 5 de fevereiro de 1905, originalmente com a denominação de Grupo do Remo. Como o próprio nome já diz, era um clube inicialmente voltado para as regatas. Em 1908 a agremiação foi extinta, precisando-se de mais três anos para que um conjunto de onze rapazes – o famoso Cordão dos Onze Rowers Remistas – sacramentasse a reorganização azulina. O departamento de futebol foi criado em 1913, ano do primeiro título estadual. A partir do dia 7 de agosto de 1914, passa a se chamar definitivamente pelo nome de Clube do Remo.
Já o Paysandu é fruto do inconformismo dos integrantes do Norte Clube com a decisão da Liga Paraense de Foot-Ball em não anular o empate de 1 a 1 com o Guarani, no dia13 de novembro de 1913, acusando diversas irregularidades, resultado que beneficiou o Grupo do Remo. Liderados por Hugo de Abreu Leão, 42 desportistas decidiram extinguir o Norte Clube e fundar no dia 2 de fevereiro de 1914, o Paysandu Foot-Ball Club, que permaneceu com esse nome durante 17 dias, quando recebeu a denominação Paysandu Sport Club.

PAYSANDU S.C

CLUBE DO REMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CHAMPIONS LEAGUE UNIFA 2021-22 A 64ª EDIÇÃO

 A Unifa Champions League retorna em grande estilo, a edição 64ª do torneio chega com novidades, uma é o retorno da fase de grupos, mesmo qu...