quarta-feira, 7 de setembro de 2016

UNIFA Á ORIGEM, DESDE 14/09/1987..

Copa União e a Unifa 
União do Futebol de Mesa Associado:
 Vem do nome do melhor torneio de futebol já feito no Brasil, a Copa União, foi e  sempre será o mais organizado campeonato Nacional no Brasil de todos os tempos, no dia 11 de setembro teria já o primeiro jogo do torneio transmitido na tv aberta, e dia 13 seria o domingo com vários jogos ,portanto nos reunimos eu Maximiliano Sodré e Ronaldo Guilherme Ferreira  no dia 14  de Setembro um dia após os jogos na tv que era  inédito. Numa segunda feira  traçamos nosso torneio como Copa União que 
até já tínhamos feito em 1986 com amigos o torneio Copa de Ouro vencida pelo Grêmio frente ao Vasco com a final entre os competidores  Márcio China e Ronaldo Guilherme popular Careca, mas em 1987 seria mais organizado , juntamos os times de botões  e colocamos 10 equipes no campeonato , Coritiba, Santa Cruz, Flamengo, Grêmio, e Vasco (clubesde Max) e Internacional,, Cruzeiro, São Paulo, Santos, e Fluminense de Ronaldo  que participariam do primeiro  torneio e algumas equipes como Palmeiras, Botafogo e Atlético-MG, Ponte Preta e Figueirense  para o próximo. Fizemos o  torneio ,que se tornaria o primeiro campeonato Brasileiro oficial da Unifa , o  campeão foi o Santa Cruz venceu o Coritiba ambos os clubes que não eram do tal clube dos 13, a semifinal o Flamengo eliminado pelo Santa e o Inter eliminado pelo Coritiba.
 No futebol Flamengo e Inter fariam a final vencida pelos cariocas com um gol de Bebeto.
 O nome da Liga :
Em 1991 com Max e Leandro Hubicher de Oliveira  o terceiro fundador montamos o nome que segue até hoje com o união da Copa União  de 87 , que passou a ser usado em todos os torneios do Brasileirão de nossa liga e também pela união de amigos em torno deste esporte o resto foi só pensar em futebol de mesa e o associado veio do nome da Fifa que usa o associação, como pensávamos que faríamos os campeonatos do mundo do futebol pensamos que seríamos a entidade máxima do botão.  Em 1992 entra Rogério Guilherme F,. irmão de Ronaldo o quarto fundador.
 Jogamos de 1987 até 2000 foram 13 anos sem parar, até que paramos, Max, Ronaldo e Leandro três dos que são chamados fundadores, éramos quatro ,mas Rogério conhecido como Quequé que faleceria em 1999 um dos motivos de pararmos um ano após o fato.
Em 2009 nos reunimos  no tradicional bar Buxixo da Tijuca  Max, Leandro e Ronaldo e Alexandre nosso conhecido que jogou na Unifa em 1999, popular Nhonho e retornamos com os torneios em Bangu casa de Ronaldo, e  em 2010  conhecemos Cláudio Latino  que nos apresentou a regra dadinho 9x3(antes jogávamos leva leva) nos emprestou uma mesa oficial  e  no bairro da Lapa começamos ali  uma nova etapa da história da Unifa com Latino, Ivan, Paulo Andel entre outros, que vem até os dias de hoje.

2 comentários:

  1. Uma história que deve ser preservada para as futuras gerações de botonistas. Parabéns aos amigos. Alexandre, Liga Valverde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo , futebol de mesa para sempre .

      Excluir

Postagem em destaque

COPA VERDE 2023, FORTE E INOVADORA.

 Anapolina é um clube goiano fundado no ano de 1948 e que só agora chega em nossas mesas, o time estreia na copa contra o maior rival o Anáp...