Todos os torneios abaixo com numeração ,2,3,4 ou mais foram direcionados para outros anos ,antes da criação da Unifa ,com isso conseguindo preencher dando á cada ano um campeão.
Mas começamos essa história de trás para frente ou seja 1990 que não tinha sido feito por conta de um outro casamento ,o da minha própria mãe.
Que por conta disso ,ficou esperando todo esse tempo até que em 2012 ,22 anos depois o torneio foi refeito com a (U.N.I.F.A -RETRÔ) que refaz os torneios que deveriam ser feito após o ano de fundação da U.N.I.F.A 14 de Setembro de 1987.
O torneio em forma de grupos, e o SANTOS F.C foi o grande campeão batendo o C. ATLETICO-MG, foi o primeiro Brasileirão refeito pela Unifa com Ronaldo e Max.
1991:
Um marco nesse ano, foi incorporado ao grupo na época menino LEANDRO H. de OLIVEIRA ,que viria ser o terceiro na hierarquia UNIFA, ele o primeiro tricolor(FLUMINENSE) ajudou o clube em seu primeiro título ,parecido com a final do futebol feita em 1984 justamente em cima do VASCO .
Se seguiu, após a grande final carioca o time de Minas o Galo ATLÉTICO-MG em uma final vingadora forte vitória , justamente em cima do PALMEIRAS que o tinha vencido em 1988.
O terceiro campeonato daquele ano o CORINTHIANS foi o grande vencedor e pela segunda vez um clube de Pernambuco na final ,mas dessa vez foram os paulistas que venceram e começaria a saga do SPORT-RE que até nos dias de hoje ainda não fora campeão Nacional.
Fechou assim o ano de 1991 os jogos eram feitos todos os sábados na velha casa de Max ,esses três campeonatos foram com 20 clubes e tinha um sistema de grupos e todas as fazes tinham grupos.
No futebol quem mandava na época era o poderoso SÃO PAULO de TELÊ e imaginava-se que o tricolor paulista, clube amado Brasileiro desperta-se aquele time de acrílico mas não fazia jus ao timaço do futebol.
A década de 90 poderia dizer que foi a década do SANTOS depois de dois títulos em 1988 o clube se imortalizava de vez na Liga da emoção o time alvinegro, venceu dois campeonatos.
Vejamos abaixo:1992
Fizemos nada mais nada menos do que "9" Campeonatos Brasileiros e com nove clubes diferentes como campeões, foi a data também do ingresso do irmão de Ronaldo, Rogério vascaíno que entrou na semifinal no dia que jogaríamos , RONALDO,LEANDRO,MAX e o novato ROGÉRIO(O famoso KEKÉ).
Bem depois de os três jogarem 19 rodadas pois tínhamos 20 clubes ,foi feita a semifinal o Santos x Internacional fizeram a final e Keké venceu com o Santos contra o Inter de Leandro.
Fizemos nada mais nada menos do que "9" Campeonatos Brasileiros e com nove clubes diferentes como campeões, foi a data também do ingresso do irmão de Ronaldo, Rogério vascaíno que entrou na semifinal no dia que jogaríamos , RONALDO,LEANDRO,MAX e o novato ROGÉRIO(O famoso KEKÉ).
Bem depois de os três jogarem 19 rodadas pois tínhamos 20 clubes ,foi feita a semifinal o Santos x Internacional fizeram a final e Keké venceu com o Santos contra o Inter de Leandro.
Jogaríamos o segundo Brasileirão do ano na casa de Ronaldo mas o torneio não chegou a ser terminado ,uma tentativa de criação retro, foi feita mas não aceita, na época para fazer uma fase final entre os"8" clubes com melhor colocação na tabela ,porém uma decisão foi tomada.
Como o Bahia era o time que tinha a melhor campanha e com mais pontos foi declarado o campeão com o São Paulo como vice.
Em 1992-3
Um caso inédito o primeiro clube a ser campeão invicto no sistema de 16 clubes todos contra todos e mais as quartas de final.
O feito foi dado ao CORINTHIANS que venceu o Vasco na final ,na semifinal tivemos a surpresa do campeonato o VITÓRIA -BA eliminado nas semis pelo timão.
No quarto campeonato de 1992 foi a vez do GRÊMIO ser campeão invicto com uma campanha magistral fez o clube se consolidar no cenário Nacional.
1992-5
O campeonato para o SÃO PAULO esquecer com muita pressão por não ter títulos, o clube foi levado á uma final histórica pois estava la em sua frente o clube paulista mais azarado do futebol a PORTUGUESA ,que não seria a maior aposta da época os dois clubes pertenciam ao técnico Max, que dava como certo o título para o clube do Morumbi mas ,se o futebol tem das suas na mesa não seria diferente ,com um gol á zero o time dado ao Keké venceu e foi a maior zebra do futebol Unifense da época.
O CRUZEIRO se tornaria campeão em cima do VASCO no torneio seguinte e o clube carioca venceria o 92/7 contra uma equipe ainda não identificada pela Unifa.
O Botafogo que vencera em 1989 consegue o seu bicampeonato e o segundo título para clubes cariocas seguido, o clube da estrela solitária bateu o GRÊMIO na final .
Por último em 1992/9
Tivemos um novo competidor Cesar Guimarães que levou o clube do GOIÁS a sua primeira semifinal, nessa época o campeonato se jogava com 12 clubes e se classificava os quatro melhores na final ,posta por ambos os clubes de Ronaldo ele comandou a vitória do clube gaúcho.
Um caso a se comentar, é que no ano anterior também disputado com 12 clubes o Flamengo caiu para a segunda divisão e por isso não disputou o torneio em 92/9.
1993:
Ano que a Unifa teve sua segunda parada a primeira teria havido em 1990 em plena Copa da Itália ,onde Paul Gascoigne e Totó Schillaci eram os jogadores que mais povoavam as mentes dos meninos ,que foi um sucesso ver e acompanhar aquela Copa.
Mas em 1993 fizemos poucos Brasileiros porém importante com mais um título do Palmeiras que rivalizava com o Santos de títulos na Nação.
O Vasco com título neutro sem final e o Cruzeiro com Leandro em final contra Keké.
Por fim Keké em um ano fantástico chegou a mais uma final com o Palmeiras jogo definido em um pênalti cometido na área no último minuto de jogo onde definiu o Verdão campeão o Santos na época dirigido por Max um raro acontecimento, pois o clube sempre foi dirigido pela família Guilherme Ronaldo e Rogério(Keké).
1994:O ANO RUBRO NEGRO.
A Unifa sempre foi um celeiro de flamenguistas por ser a maior torcida não haveria como não ser; Max e Ronaldo flamenguistas ,mas nunca dirigiram bem o clube da Gávea bairro nobre da zona sul carioca. Criou-se então uma máxima ,clubes dirigidos por seus próprios torcedores locais, foram a minoria que alcançou o título e por isso o Mengão tem poucos taças no território de Campeonatos Brasileiros na Unifa ,em quanto no futebol é um sucesso a parte, com 6 títulos ,por essas bandas o ritmo é outro ,mas ele tem seu título conquistado nos pênaltis em confronto contra o INTERNACIONAL-RS um clube também cheio de finais e títulos na Unifa e muito forte nos anos 90.
Porém o título do mengo foi conquistado por um tricolor-roxo de coração, Leandro foi o autor da façanha e não é estranho, o clube foi dirigido várias vezes por ele em certames sempre com boas colocações porém somente em 94 conseguiu vencer frente ao INTER-RS de Max .Conhecido por seus títulos com o arque- rival GRÊMIO ,mas nos ano 90 Max andava muito pelas bandas coloradas principalmente no início da década.
Segue então uma saga de vários torneios além da criação da Libertadores nesse ano ,Léo e Max fizeram juntos 6 campeonatos diretos Ronaldo e Rogério tinham se afastado por conta de colégio e trabalho, a galera começava a adquirir algumas responsabilidades .
No segundo campeonato do ano uma bela surpresa que deixou todos felizes ,pois mesmo não jogando todos acompanhavam o desenrolar dos torneios e torciam pelos clubes isso fez com que a rivalidade pessoal diminui-se ente os competidores e tendo assim torcida pelos clubes ,independente de quem os dirigia. O São Paulo foi o vencedor em pontos corridos deixando o Atlético-mg em segundo ,foi a primeira vez que houve classificação para a Copa Libertadores diretamente do Brasileirão .
Após essa grande surpresa vieram os títulos de palmeiras ,Bragantino, Atlético-Mg e Grêmio ,mas vamos por partes.
Palmeiras em um retorno de campeonato mata-mata sendo grupos na primeira fase e depois quartas de final com os melhores. E a volta dos pontos corridos com 12 clubes onde uma grande surpresa se deu ,um time do interior de um estado pela primeira vez vencia na Unifa o Bragantino levou no saldo de gols contra o Galo ambos foram a competição Libertadores .
O Galo por sua vez não deu bola para o azar e tratou de vencer a competição seguida .
Logo após isso começou a identificação de Max com o Grêmio ,ele haveria de ganhar o próximo título levando o clube também assim como Leandro, vencera o Brasileiro com o São Paulo e a Libertadores do mesmo ano Max repetiu a dose e fez o clube gaúcho o segundo brasileiro campeão da América.
Nenhum comentário:
Postar um comentário