quinta-feira, 10 de março de 2016

UNIFA REGRA DADINHO (ATUALIZADAS)

FUTEBOL DE MESA














REGRAS UNIFA
REGRAS

A PARTIDA

1. A  PARTIDA TEM OITO MINUTOS,DIRETO.

2. TENDO CHUTE:AVISAR SOBRE O CHUTE,ANTES DO SOAR DO RELÓGIO

3.INICIANDO A PARTIDA
EFETUA-SE UM PASSE DE UM BOTÃO PARA O OUTRO DO MESMO TIME DENTRO OU FORA DO CIRCULO DO MEIO DE CAMPO.

4- CHUTE Á GOL, PODE SER EFETUADO NA SAÍDA DE BOLA , DO CÍRCULO CENTRAL, NÃO TENDO A OBRIGATORIEDADE DE SAIR DELE PARA O CHUTE.

POSIÇÃO DOS BOTÕES NO INÍCIO DA PARTIDA:
QUEM DEFENDE:
POSICIONAR CINCO BOTÕES UM A FRENTE DO GRANDE CÍRCULO, DOIS UM DE CADA LADO DA TANGÊNCIA DO CÍRCULO DO MEIO DE CAMPO COM A LINDA DO MEIO DE CAMPO.
E DOIS NAS ESTREMAS NA LATERAL LIMITANDO-SE A LINHA DO MEIO DE CAMPO.

QUEM ATACA:
DOIS JOGADORES POSICIONADOS OU UM APENAS ,UM BOTÃO DA UM PASSE A OUTRO, PODENDO CHUTAR EM GOL DENTRO DO CÍRCULO DO MEIO DE CAMPO.


OBS: REINICIANDO A PARTIDA APÓS O GOL.
O COMPETIDOR(que sofreu o gol),poderá INICIAR O JOGO,MESMO QUE O ADVERSÁRIO NÃO TENHA POSICIONADO SEU TIME.
E O CHUTE SERÁ FEITO APÓS A REPOSIÇÃO DA EQUIPE ADVERSÁRIA.

REGRAS SIMPLES:
1-CHUTAR A GOL SOMENTE NO CAMPO DE ATAQUE.
2-PARA CHUTAR A GOL É NECESSÁRIO O AVISO E COM O QUAL BOTÃO SERÁ EXECUTADO O CHUTE.
3-TOQUES COLETIVOS SÃO NOVE(9),"9º" ÚLTIMO PARA O CHUTE.
4-COBRANÇAS DE LATERAL SOMENTE COM O BOTÃO.
5- CADA BOTÃO PODE EFETUAR 3 TOQUES POR VEZ.
9-AS JOGADAS BEM COMO O COLOCAR DO GOLEIRO TEM QUER FEITO EM (6),SEGUNDOS
10-OS TOQUES DEVEM SER CONTADOS PELOS COMPETIDORES,DE FORMA AUDÍVEL.
11-O ATO DE PALHETAR,CONSIDERA-SE INICIADA UMA NOVA JOGADA.
12-BOLA EM JOGO,QUANDO FOR MOVIDA VISIVELMENTE.
13-LATERAL OU ESCANTEIO NÃO TEM IMPEDIMENTO.
14-GOLEIRO,BOTÃO,OBJETO OU VESTIMENTA,QUE COLOQUE OU CHUTE A BOLA EM SUA PRÓPRIA META EM JOGO,É CONSIDERADO GOL.

REGRAS ADICIONAIS:
APENAS O PRÓPRIO COMPETIDOR PODE MOVER E ORGANIZAR SEUS BOTÕES EM JOGO.
EM FALTAS É OBSERVADA A LEI DA VANTAGEM AO COMPETIDOR QUE SOFREU A FALTA.(O COMPETIDOR DECIDE SE COBRA A FALTA OU PROSSEGUE A JOGADA).
A BOLA QUANDO ESTIVER ENTRE DOIS BOTÕES ADVERSÁRIOS,É OBRIGATÓRIO QUE O SEGUNDO TOQUE DO COMPETIDOR QUE INICIOU A JOGADA A RETIRE DA SITUAÇÃO.

SUBSTITUIÇÕES:
SOMENTE FEITAS EM TEMPO NORMAL DE JOGO.
APENAS,(3)NA PARTIDA,(3) É NÚMERO DE RESERVAS A MESA DE CADA EQUIPE.

ARRUMAÇÃO DOS BOTÕES,SERÁ FEITA APENAS POR "2" BOTÕES EM 2 SEGUNDOS.
PRIMEIRAMENTE O JOGADOR QUE EFETUARÁ O TIRO DE META O CHUTE,DEPOIS PELO QUE DEFERIU O CHUTE A GOL.
ARRUMAÇÃO DO GOLEIRO NO CHUTE,DE NO MÁXIMO 6 SEGUNDOS.

FALTA EM DOIS LANCES:
-MANDAR COLOCAR E ERRAR A BOLA NO CHUTE.
-TOCAR A MÃO OU OBJETO DE SUA VESTIMENTA NA BOLA EM JOGO FORA DA ÁREA.(NA ÁREA É PÊNALTI)
-EXCEDER OS TOQUES.
-CHUTE A GOL QUE A BOLA NÃO CHEGAR A PEQUENA ÁREA.
-JOGADA FECHADA(ONDE A BOLA FICA ENTRE DOIS BOTÕES,IMPOSSIBILITADA DE SER ALCANÇADA PELO BOTÃO DO COMPETIDOR ADVERSÁRIO.
-FALTAS NO CAMPO DE DEFESA.
-O CHUTE FINAL COLETIVO,NÃO SENDO REALIZADO.
-IMPEDIMENTO.
-BOLA PRESA.

ZERANDO OS TOQUES:
O ATO DE PALHETAR,ZERA OS TOQUES.
O ESBARRAR DE UM BOTÃO NO OUTRO,O COMPETIDOR PERDE A POSSE DA BOLA.

OBS:
 A BOLA SENDO CHUTADA E O BOTÃO DO TIME QUE CHUTOU TOCAR O BOTÃO DO ADVERSÁRIO E A BOLA SAIR PELA SUA META
DE JOGO,SERÁ COBRADO UMA FALTA EM DOIS LANCES ,CHUTE DA ONDE A BOLA SAIU, OU COBRAR UM ESCANTEIO .
O ESBARRAR DO BOTÃO AO GOLEIRO É NEUTRO,CASO O MESMO TENHA ENCOSTADO A BOLA PRIMEIRO.
0BS: SENDO O CHUTE A GOL O ÚLTIMO TOQUE E O BOTÃO ESBARRAR NO ADVERSÁRIO,

TOQUES  DE JOGO:
É CONSIDERADO FALTA:
QUANDO O BOTÃO DE UM COMPETIDOR TOCA O DO ADVERSÁRIO PRIMEIRO QUE A BOLA.
QUANDO ALGUM OBJETO OU VESTIMENTA DO COMPETIDOR TOCA O BOTÃO DO ADVERSÁRIO.
SENDO FEITO COM O  BOTÃO FORA DO CAMPO DE JOGO,A FALTA SERÁ COBRADA NA LINHA DA LATERAL.
SENDO NA REGIÃO DA ÁREA,SERÁ COBRADO PÊNALTI.

FALTAS DIRETAS:
NO CAMPO DE ATAQUE TODA FALTA É DIRETA.(OPCIONAL PELO BATEDOR)

COBRANDO AS FALTAS:
O BOTÃO DO COMPETIDOR DEVE SER POSTO PELO MESMO DE FORMA QUE POSSA SER EFETUADO A COBRANÇA DA FALTA.
O BOTÃO SENDO TOCADO ANTES DA BOLA MESMO FORA DAS LINHAS DO CAMPO É CONSIDERADO FALTA, COBRADO EM CIMA DA LINHA
SENDO NA ÁREA SERÁ COBRADO PÊNALTI.

PÊNALTI:
1.TOCAR DO GOLEIRO A BOLA FORA DA ÁREA NO CAMPO DE JOGO.
2.BOTÃO TOCAR O OUTRO DENTRO DA ÁREA ANTES DA BOLA.
3.BOTÃO SER TOCADO PELO COMPETIDOR,(SENDO OBJETO QUE PORTE OU VESTIMENTA).
4.COBRANÇA DEVERÁ SER FEITA COM APENAS UM BOTÃO E A BOLA DEVERÁ COBRIR TODA A MARCA DO PÊNALTI DO CAMPO.
5.GOLEIRO DEVERÁ SER POSTO NA LINHA DO GOL,DE MODO QUE A MESMA SEJA VISTA.

ESCANTEIO
1.QUANDO O BOTÃO OU GOLEIRO JOGAR A BOLA OU A MESMA TOCAR O BOTÃO DO DEFENSOR OU GOLEIRO,EM QUE A BOLA SAIA EM SUA PRÓPRIA META.
2.SOMENTE COBRADO POR UM BOTÃO.

TIRO DE META:
1.SAÍDA DA BOLA PELAS LINHAS DE FUNDO DO CAMPO DE JOGO,CHUTADA OU MOVIDA PELO ADVERSÁRIO.
2.COBRADO DA MARCA DO PÊNALTI,POR UM BOTÃO.
3.CASO A BOLA NÃO SAIA,DA ÁREA NO TIRO DE META,DEVERÁ SER REPETIDO,UM NOVO ERRO SERÁ CONSIDERADO FALTA EM DOIS LANCES.
4.HAVENDO UM BOTÃO DO ADVERSÁRIO NA ÁREA,DEVERÁ SER RETIRADO PELO DONO E POSTO AO LADO E NÃO SERÁ CONSIDERADO
COMO ARRUMAÇÃO.

ATUAÇÃO DO GOLEIRO:
DEFESA NA ÁREA PEQUENA.
A METADE DO MESMO DEVERÁ TANGENCIAR A LINHA DA PEQUENA ÁREA.
O GOLEIRO DEVE SER USADO,EM UMA REBATIDA APENAS NA BOLA,QUE DEVE SER FEITA DENTRO DOS LIMITES DA GRANDE ÁREA.

LATERAL:
É CONSIDERADO,QUANDO A BOLA SAIR DAS DO CAMPO DE JOGO NAS LINHAS LATERAIS DO CAMPO.
O MESMO SERÁ COBRADO POR BOTÃO,ONDE A BOLA SAIU.

IMPEDIMENTO:
ZONA DE IMPENDIMENTO,DA LINHA DA GRANDE ÁREA TANGENTE A MEIA LUA, ATÉ A LINHA DE FUNDO
Condição 1: O BOTÃO PARTICIPAR ATIVAMENTE DA JOGADA AO RECEBER UM PASSE DE SEU TIME OU IR DE ENCONTRO A BOLA.
Condição 2: O BOTÃO OBTER VANTAGEM DE SUA POSIÇÃO AO APROVEITAR UM REBOTE DIRETO DO CHUTE.
Condição 3: O BOTÃO ESTAR MAIS PRÓXIMO DA LINHA DE FUNDO ADVERSÁRIA QUE A BOLA.
Condição 4: O BOTÃO SER O ÚLTIMO ENTRE A LINHA DE FUNDO,GOLEIRO ADVERSÁRIO NÃO É CONSIDERADO BOTÃO.
O FATO DO BOTÃO ESTAR NA ZONA DO IMPEDIMENTO,NÃO O CONSIDERA IMPEDIDO.
O BOTÃO IMPEDIDO SE FOR MOVIDO(PALHETADO) SERÁ CONSIDERADO IMPEDIDO.
OBS: A BOLA TOCADA A TRAVE CHUTADA PELO SUA PRÓPRIA EQUIPE,NÃO TIRA O IMPEDIMENTO.

UNIÃO DO FUTEBOL DE MESA ASSOCIADO:

CONCESSÃO DE CLUBES EM CAMPEONATOS DA TEMPORADA REGULAR:
U.N.I.F.A É DETENTORA DE TODOS OS CLUBES QUE JÁ PARTICIPARAM AO MENOS DE UM, EM SEUS TORNEIOS.
ELA CONCEDE AOS COMPETIDORES O USO DE SEUS CLUBES AFILIADOS.
OS CLUBES SÃO DISTRIBUÍDOS DE ACORDO COM A COLOCAÇÃO OU INSCRIÇÃO  DO COMPETIDOR NA LIGA  OU DO TORNEIO ANTERIOR  DE ORIGEM. 
ESCOLHAS OBEDECEM A COLOCAÇÃO DOS COMPETIDORES NOS CERTAMES NACIONAIS.
O COMPETIDOR TERÁ DIREITO DE DIRIGIR O CLUBE POR  NO MÁXIMO DOIS TORNEIOS NACIONAIS SEGUIDOS.
EM CASO DE COMPETIÇÕES CONTINENTAIS OU MUNDIAIS,O CLUBE CLASSIFICADO PERMANECE AO COMPETIDOR,MESMO QUE O TEMPO TENHA INSPIRADO DE CONCESSÃO.
PERDA DA CONCESSÃO É CONSIDERADA NOS CLUBES NÃO CONTRATADOS EM CASO DE REBAIXAMENTOS DAS COMPETIÇÕES NACIONAIS.
OBS: LER A BAIXO A LEI DO CONTRATO.

EQUIPES PARA COMPETIÇÃO:
10 BOTÕES DE /49/50/52/55 mm, DE DIÂMETRO E 6 mm DE ALTURA,(4 BOTÕES DE DEFESA,PODEM TER 60 mm DE DIÂMETRO E ATÉ 8 DE ALTURA).
ARTE EMBUTIDA  EM CIMA  E COM BASE LISA NO FUNDO OU CAVADOS DE ACRÍLICO OU VIDRILHA.
UNIFORME DOS BOTÕES:
CAMISAS E IMAGENS IGUAIS TENDO SETE BOTÕES LITERALMENTE IGUAIS EM CAMPO.(DOIS PODEM TER CAMISAS DIFERENTES.)
TENDO NO MÁXIMO TRÊS CAMISAS DIFERENTES EM CAMPO,POR CADA EQUIPE
NÃO PODENDO TER NUMERAÇÃO REPETIDA NAS CAMISAS.
TIME EM CAMPO : SETE EM ACRÍLICO E TRÊS VIDRILHAS OU AO CONTRÁRIO.
OBS: A BASE ACRÍLICA OU VIDRILHA  É O MATERIAL LIBERADO PARA COMPETIÇÕES NA LIGA,(ELA NÃO FAZ PARTE DO UNIFORME).
OBS:EM 2022 A UNIFA ADOTOU A VIDRILHA

COMPETIDORES:
DEVEM COMPARECER NA DATA SEMANAL OBRIGATORIAMENTE ESTIPULADA PELA LIGA. 
OBS:
É CONSIDERADO W.O QUANDO O COMPETIDOR,FALTA DUAS DATAS SEGUIDAS.
O COMPETIDOR CAMPEÃO DE UM TORNEIO NACIONAL EM PONTOS ,TEM O DIREITO DE ESCOLHER PRIMEIRO NO PRÓXIMO TORNEIO DE ORIGEM, MESMO QUE O CLUBE ESTEJA EM POSSE DE OUTRO E COM CONTRATO VIGENTE.


União do Futebol de Mesa Associado desde 14/09 de 1987
Criadores: Maximiliano F.S e Ronaldo Guilherme
Membro vitalício: Leandro Hubscher de Oliveira.
Membro in memorian :Rogério Guilherme  
Conselheiros:Max Sodré, Fagner Ferreira, Ronaldo e Lúis Carlos
Diretor de Campeonatos:Fagner Ferreira
Competidores Fiéis :.Max, Fagner, Luis, Leonardo S. Édson, Renato,
Competidores, Leonardo Junio, Rafael Caldeira, Arnaldo,Ronaldo 
Colaborador:ART-FUTMESA./ ESCUDOS FERREIRA./Aureo Artes/P&P Artes e botões


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