domingo, 16 de janeiro de 2022

CONFERENCE LEAGUE NA UNIFA( IRON LEAGUE/BALKANS LEAGUE)

 

Novo torneio da Europa chegará na Unifa em 2023 ela que estreou na UEFA, em 2021,aqui vai demorar um pouco mais, só mesmo no próximo ano pois as equipes estão sendo confeccionadas e a grande sacada deste torneio é que a maioria das equipes serão vidrilhas feitas na própria Unifa .

Reunirá as equipes da Europa dos países de menos pontuação no ranking que é apurado os últimos cinco anos ,este torneio dará chance de classificação a Unifa Europa League.

A Conference League vem substituir a Iron League que foi criada para temporada de 2015-16 para classificação a Champions e a Liga Europa da Unifa, este torneio de estendeu até 2018 com os títulos do Ferencvarosi , Paok e Sparta Praha e é considerado um torneio continental, já que inclu
ía clubes de várias regiões da Europa, diferente da Copa dos Balkans e da Scand  P. League que reuniam equipes de uma região mais específicas de clubes, como um regional.
A Scandinavia Pro League que se iniciou com os clubes da Dinamarca, Brondby, Copenhague e o norueguês Rosenborg ,iria evoluir para a Nordic League, uma competição com mais clubes, de países como Suécia e Finlândia, mas o alto custo financeiro de construir a liga com times de acrílico, embargaram a ideia, sendo hoje mais fácil a sua prática por conta do advento da coleção ser feitas por vidrilhas e trazendo para os dias de hoje , já clubes destes países com um baixo custo.


Na campanha do torneio de 2015-16 o Ferencvarosi da Hungria venceu o Sparta Praha da Romênia, com um torneio bem diminuto com poucos clubes.






Em 2017 em um torneio neutro, uma época bem difícil de reunir competidores na Unifa, o torneio teve um triangular final, com o Brondby da Dinamarca chegando em segundo lugar, neste torneio já tinha clubes da Escandinávia , um torneio maior onde o Ferencvarosi também chegou a fase final. Se via que a necessidade de criação de um torneio com mais peso e organização.


Em 2018 mas, uma competição pequena por conta desta vez de calendário e alguns times foram jogar a Copa dos Balkans que  se  tornou a maior competição de países de fora do grande centro do futebol europeu , e o Sparta da Romênia se sagrou campeão com mais uma vez o Ferencvarosi chegando no triangular final, poderia até ter sido tri campeão.

Em 2019-20 a Balkans League é criada e leva a maioria dos clubes para sua participação e por tanto a Iron League é extinta, em 2021, a Uefa do futebol cria a Conference League e a Unifa então resolve unificar a antiga Iron com a Balkans League e dá início a Unifa Conference League(U.CONF.L), levando não mais os clubes por região como a Iron em alusão a cortina de ferro dos clubes do leste europeu, nem a península balcânica e sim o ranking europeu de competições de clubes da Unifa, com os dados de competições como a própria Iron, Balkans, Champions League e Liga Europa, e colocando assim um número base de ligas nacionais para cada competição, na Champions temos 22 ligas onde os países mais bem colocados tem um número de clubes a participar de cada competição, e assim por diante, na Liga Europa tem uma base de ligas a partir da 23ª até a 38ª e na Conference da 34ª até a 53ª.
A posição do ranking apurada em cinco últimos anos de competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LOSC LILLE AVANÇA NA CHAMPIONS LEAGUE DA UNIFA.

 O Lille elimina o Espanyol em um jogão, com um 2x2 emocionante, o time francês saiu na frente, mas sofreu o empate, e novamente aumentou pa...