terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

CAMPEONATO SOVIÉTICO COM OS DIAS CONTADOS NA UNIFA.


 Em 2012 tivemos o primeiro Campeonato Soviético com clubes da Rússia, Ucrânia e Bielo Rússia ,desde então vários países tiveram representantes, como a Moldávia com o time do Sheriff, e da Geórgia Dínamo Tblisi com os clubes Bate Borisov e Dínamo Minsk da Bielo Rússia.

Essa forma de torneio tem se seguido ate os dias de hoje, porém nesta temporada 2021/2022 teremos uma mudança significativa onde somente participarão times da Ucrânia e da Rússia, podendo chegar na temporada 2023/2024 uma total dissolução deste torneio e criando assim as duas ligas, russa e ucraniana independentes, pois nesta temporada teremos em ambos países um total de 10 clubes para cada um.

Os seis campeonatos disputados tiveram três títulos para clubes russos, dois para os clubes da Ucrânia e um para Moldávia. 

A idéia da separação vem por motivos da guerra entre Rússia e Ucrânia, e com esse problema politico, não seria de bom tom divulgarmos um torneio com a união de dois países que tem um longo histórico de conflitos onde a Rússia cometeu muitos atos de escravização entre outras atrocidades ao povo ucraniano.

nesta temporada de 2021/22 o campeonato será distinto separando em um grupo, os clubes russos, e em outro, os clubes da Ucrânia, tendo assim uma final soviética entre um campeão russo e um campeão ucraniano.

ANO     CAMPEÕES      VICE        TÉCNICO CAMPEÃO

2012    DÍNAMO KIEV   SPARTAK M.  MAX

2013-14 SHERIFF       SPARTAK M.  EDGAR

2015-16 SHAKTAR D.    SHERIFF FC  ARNALDO

2017    SPARTAK M.    ZENIT FC    NEUTRO

2018    ZENIT FC      SPARTAK M.  MAX

2019-20 ZENIT FC      D.TBLISI    FAGNER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LOSC LILLE AVANÇA NA CHAMPIONS LEAGUE DA UNIFA.

 O Lille elimina o Espanyol em um jogão, com um 2x2 emocionante, o time francês saiu na frente, mas sofreu o empate, e novamente aumentou pa...