O torneio mundial de clubes da Unifa, terá uma vase de cadastramento de vagas um pouco parecido com o da Fifa, o número de vagas para as confederações serão as mesmas, porém o critério de escolhas terá uma diferença, metade das vagas serão pelo ranking de clubes da competição continental que eles disputam, e a outra parte de clubes vencedores da competição continental mais importante de seu continente, o país sede que será também os Estados Unidos terá o campeão de 2023, bem como o campeão da Oceania, um exemplo : A Uefa terá 12 equipes, Conmebol terá 06, Caf , Concacaf , Afc terão 04 vagas e país sede e Oceania apenas 01 vaga.
Os doze clubes da Uefa, teremos os últimos seis campeões a partir de 2023, mais seis clubes do ranking histórico da Uefa. Assim faremos com todos os continentes.
A América do Sul tem 26 vencedores, e nas últimas competições tem uma ampla superioridade sul americana, com times do Brasil e Argentina, porém o atual campeão é um clube da Ásia o clube chinês do Shandong Taishan ,que venceu o Colo-Colo e sendo assim o primeiro campeão mundial do continente, temos também um campeão da Concacaf e não foi um clube mexicano e sim um clube dos Estados Unidos, o Colorado Rapids ,venceu outro asiático na época o Kashiwa Reysol.
A Europa é o maior vencedor em termos de continente, com 28 títulos dois a mais que a América do Sul, está á dez anos sem vencer o último foi com o Atlético de Madrid, os maiores vencedores do torneio são o Real Madrid e o River Plate com quatro conquistas cada tendo em 1990 o duelo entre eles onde o River levou a melhor, o Real ainda perdeu mais duas finais, e o River perdeu ao total duas.
O continente africano nunca teve um finalista mais já chegou umas oito vezes nas semifinais, com o Al Ahaly do Egito com 04 aparições e o Mazembe com 03.
O continente africano nunca teve um finalista mais já chegou umas oito vezes nas semifinais, com o Al Ahaly do Egito com 04 aparições e o Mazembe com 03.
A Oceania entra agora com uma competição continental, porém na maioria das vezes foi convidada a participar ou seu clube vinha pela AFC e não pela OFC.
A Unifa começou a fazer o mundial nos moldes da Fifa em 2010, e de 2009 para trás sempre foi com a disputa Inter-Continental dos campeões da Liga dos Campeões da Uefa e o campeão da Copa Libertadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário