Em fim chegamos a mais um final de campeonato Brasileiro, a sua 64ª edição, criado na Unifa em 1986 ,esse é do Vasco, campeão irretocável e com sete pontos de vantagem para o segundo colocado que de novo é o Santos FC.
O gigante da colina é campeão pela 5ª vez, com o retrô de 1969/1989/1993/2010 e 2023-24.
O Vasco desgarrou na tabela, que teve a Ponte Preta por quase todo o torneio na ponta, após o empate com o Flamengo, o time deslanchou e venceu nada mais nada menos que cinco partidas seguidas, batendo no Inter por 4x0, por sinal foi o time saco de pancadas, com 31 gols vazados, seguiu batendo Grêmio, Cruzeiro, Santos, Botafogo e Ponte Preta. O time só perdeu realmente para o Corinthians que é do mesmo treinador Rafael Caldeira, dele falaremos mais depois.
Com o melhor ataque 23 gols na competição o time chega ao título novamente após exatos 14 anos, quando venceu em 2010, com treinador Latino .
O torneio em si foi um sucesso, pois não faltou emoção para as classificações das copas continentais bem como o rebaixamento.
O time do Vasco contou com três reforços que fizeram muita diferença, para o título com botões enxertados de acrílico um pouco diferente dos demais, ato que a regra dos torneios nacionais permitem, porém não nas competições continentais ou mundiais sejam clubes ou seleções.
O time ao vencer o Botafogo por 3x1, onde o time campeão atual da Libertadores, errou muito as saídas de bola que foi o prato cheio para o time da cruz de malta marcar, após a derrota da Ponte Preta para o Bangu e a do Fortaleza para o Corinthians o caminho estava aberto e uma vitória simples em cima da Ponte seria o jogo do título, com o 1x0 bem no final do jogo fez a torcida explodir de alegria , Vasco cinco vezes campeão na Unifa.
Treinador:
Fato curioso do treinador que a sua maior ambição é treinador o time do coração o Flamengo, e uma das formas de fazer isso na Liga Unifa, é vencer o Brasileirão , pois ele dá direito de escolha para a próxima temporada de escolher qual clube vai dirigir, mesmo que este clube tenha dono. E o flamenguista Rafael Caldeira venceu com o Vasco para jogar com o Flamengo.
Em termos de título é o primeiro do treinador como campeão brasileiro, se tornando o décimo treinador a vencer em 64 edições, a baixo segue a lista dos campeões.
Treinadores campeões:
Max : 23 TITULOS.
Ronaldo: 12 TITULOS.
Leandro O7 TITULOS:*
Ivan. 03 TITULOS
Fagner: 03 TÍTULO
Rogério : O2 TITULOS
Latino: 01 TITULO.
Magoo: 01 TÍTULO
China : 01 TÍTULO
Caldeira:01 TÍTULO
Nesta edição inauguramos uma espécie de STJD do brasileirão, antigamente os competidores faltavam e o clube virava neutro e o competidor perdia os times no campeonato, com 190 jogos e com o mundo de hoje mais atual e corrido, mudamos a regra e mantivemos um tipo de punição ao competidor, sem tanto maltratar o clube, e uma forma de manter o clube consigo e ainda tentar vencer com ele e não perdê-lo , a solução foi usada em primeira mão no campeonato Inglês, com a perda de pontos de clubes do competidor que estivessem na tabela em pior condição , elegendo o time principal , resguardando o mesmo sem a perda , mas no brasileiro mudamos e fizemos com que todos os clubes do competidor faltoso, perdesse um ponto cada um ao final do torneio. Com isso teremos mudanças nas colocações de alguns. Os clubes do Bragantino, Guarani FC e Palmeiras do treinador Fagner, CSE, Internacional e Coritiba*(punição dada ainda no comando de Renato), do treinador Renato e Goiás e Nova Iguaçu pelo treinador Luís.
STJD:
ESTES CLUBES PERDERAM 01 PONTO CADA
AO FINAL DO TORNEIO, POR FALTA DO COMPETIDOR DO CLUBE.
PALMEIRAS
GUARANI
BRAGANTINO
CSE DE ALAGOAS
INTERNACIONAL
NOVA IGUAÇU
GOIÁS
CORITIBA
TABELA APÓS A PUNIÇÃO:
ZONA LIBERTA
RC VASCO 38
LU SANTOS 31
MA FLAMENGO 31
RC PONTE PR 30
RE BOTAFOGO 30
LU GOIAS 29
PRÉ LIBERTA
MA FORTALEZA 29
FG PALMEIRAS 29
COPA SUDAMERICANA
ED CRUZEIRO 27
RC CORINTHIANS 27
CA FLUMINENSE 26
MA GRÊMIO 26
LU *NOVA IGUAÇU 24
CA *CORITIBA 23
LIMBO
ED BANGU 23
ED SAO PAULO 23
REBAIXADOS
RE *INTERNACIONAL 15
FG *BRAGANTINO 15
RE *CSE ALAGOAS 13
FG *GUARANI FC 11
Para a Copa Libertadores fase de grupos , os oito clubes de forma direta são, o atual campeão da competição continental o Botafogo do treinador Renato, o Guarani mesmo rebaixado, mas é o atual campeão da Copa Sudamericana, o Atlético Mineiro campeão da Copa do Brasil, o Vasco campeão nacional, o Santos vice, Flamengo terceiro, a Ponte Preta quarta o Goiás que entra como quinto na vaga deixada pelo Botafogo .
Fortaleza do treinador Max Freitas e Palmeiras de Fagner seu melhor clube na competição. entram na Pré-Libertadores, onde o Brasil poderá chegar á 10 clubes no total.
Os times para a Copa Sudamericana teremos o time do Fluminense e do Coritiba do treinador Carlos Barbosa, do treinador Max teremos o Grêmio que surpreendeu com reforços e boas vitórias na reta final, do treinador campeão vem o Corinthians, o Cruzeiro é o único representante do treinador Édson e por fim o time do Nova Iguaçu do Rio do treinador Luís C.
Não podemos esquecer das campanhas dos times da região do limbo, aquela que os times não são rebaixados nem alcançam a Copa Sudamericana, ambos os clubes na administração do treinador Édson o mias gente boa da parada, conhecido por frequentar todas as mesas de botão possíveis no estado, Édson deixou o time do Bangu vice campeão da Série-B do ano anterior, e o São Paulo campeão do Brasileirão passado fora das competições continentais, a permanência do treinador é dada por ambas equipes como descartada.
Aos rebaixados.
Tivemos o Guarani que está desde 2017 na competição e campeão em 2019-20, saindo e tendo seu primeiro rebaixamento de forma direta, já que em 2016 não participou do campeonato por não ter sido convidado, ele disputa diretamente desde 2011 quando subiu. o inusitado é que disputará a Copa Libertadores por ser o atual campeão da Sudamericana, dizem que o fator casamento do treinador Fagner, teria contribuído no baixo rendimento .
O Bragantino subiu no campeonato de 2017 junto com a Ponte Preta que na ocasião venceu o massa bruta na final da Série-B, hoje vemos Ponte indo para sua primeira libertadores e o Baga retornando a série-b.
o valoroso time do CSE, a galera de Palmeiras dos índios ficará sem representante na próxima edição do Brasileirão desde 2020 o clube Sociedade Esportiva estava na primeira divisão e tem o seu primeiro rebaixamento.
O Sport Club Internacional chega ao seu segundo rebaixamento, ele que subiu com o Fluminense na temporada de 2015-16 pela organização da competição na época, onde alguns clubes que estavam na segunda divisão foram presenteados com o acesso por convite, que trouxe também na época o Fluminense, Bahia e Atlético-PR.
O time colorado, desce com uma coleção de goleadas sofridas que onde sofreu 31 gols.
Competidores:
Rafael Caldeira o campeão, levou o Vasco a conquista , colocou a Ponte Preta na Libertadores e o Corinthians na Sul Americana.
Luís Carlos vice campeão mais uma vez com o Santos, ele que tinha sido vice na temporada anterior quando o São Paulo fora o campeão.
Santos e Goiás na liberta, e Nova Iguaçu na Copa Sul Americana, ele que trouxe o clube desde o estadual.
Max Freitas terceiro colocado , levou o Flamengo ao terceiro lugar a sua melhor colocação desde 2012, quando o rubro negro foi vice campeão para o Atlético Mineiro.
Fortaleza na pré- libertadores, pela primeira vez o time nordestino chega a uma competição continental.
O Grêmio classificado para a Copa Sul Americana.
Renato Aguiar ficou em quarto lugar no Brasileirão na troca bem sucedida do Coritiba para o Botafogo que além do clube carioca já estar classificado para a Copa Libertadores pelo título anterior colocou o time em quinto no torneio.
Os rebaixamentos do Inter e o CSE, foram inevitáveis, mas lutou até o fim.
Fagner Ferreira em quinto com o seu Palmeiras time que ele venceu o mesmo torneio em 2017, o time foi o seu melhor colocado e retorna a Copa Libertadores .
Os rebaixamentos do Guarani e do Bragantino foram mais atribuídos ao momento vivido de seu casório, nós entendemos amigão...kkk
Em sexto lugar o mais querido esse não pode faltar Édson Moraes , colocou o Cruzeiro na Copa Sul Americana, o time mineiro não jogava competições continentais desde 2016.
Bangu e São Paulo literalmente nadaram e morreram na praia, ou no limbo, para ser mais exato....Mas a permanência de todos seu clubes na Série-A foi de grande avanço.
Em sétimo nosso parceiro federado Carlos Barbosa
o professor, em seu primeiro brasileiro, assumiu o Fluminense ,Botafogo depois trocou o mesmo pelo Coritiba e seguiu com Flu e o Coxa para a Copa Sul Americana, jogou com um time á menos e no próximo brasileiro deve disputar em igualdades de condições em número de clubes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário