Portanto já na próxima Copa Libertadores já teremos o uso das estatísticas, que já determinou cinco ligas nacionais para a Unifa fazer na América do Sul, Brasil, Argentina, Colômbia, Equador e Paraguai, nesta ordem, as demais competições tradicionais como o Campeonato Chileno, não será usado nesta temporada por exemplo , e a novidade é que por temporada o índice determinará quais os cinco campeonatos serão feitos, com isso os demais países terão suas vagas asseguradas, mas com algumas regras, porém nas competições continentais como Copa Libertadores e Champions League os países que não terão seus torneios, enviarão seus clubes com base no ranking do país ou da tabela do campeonato vigente ou até da tabela do ano anterior para a escolha dos clubes.
Com isso na região da Conmebol teremos ainda além de Brasileirão já fechado e Liga Profissional Argentina em andamento, e apenas mais três torneios.
Na Europa o ranking da Uefa será usado para determinar 11 vagas para os clubes melhores ranqueados, as demais vagas virão dos campeonatos nacionais, por sua vez clubes como Manchester City e Real Madrid, deverão ser neutros em seus torneios domésticos bem como os demais, o campeão da Champions da Unifa e da Liga Europa Unifa tem suas vagas asseguradas.
Essa forma da Champions ainda não se aplicará a Copa Unifa Libertadores, mas está em estudos.
Na Concacaf, a Costa Rica deverá ter sua liga a se juntar com MLS e Liga MX, que deverão se separar , hoje os clubes dos dois países jogam uma só competição.
Na região africana a CAF, terá a chance de ter as ligas marroquinas, argelinas e egípcia .Ou de enviar mais equipes para a competição continental.
Na Ásia uma mudança, continua a Liga japonesa a ser feita e a Saudita e a mudança foi a entrada da coreana no lugar da chinesa.
Na América do Sul temos o fim da Copa Merco-Norte que reunia clubes do Peru, Bolívia, Equador e Venezuela.
Isso tudo viabilizará a possibilidade de ser feito a Copa do Mundo de Clubes no formato da FIfa, e mais competições de seleções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário