terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

COPA DA ÁSIA DE SELEÇÕES, CHEGA DE VEZ NA UNIFA.

 

A Copa da Ásia de 2023 será a primeira competição de seleções do continente, em 2011 tivemos a primeira competição de clubes, vencida pelo Al Shabab da Arábia Saudita ,e mais de dez anos depois, somente agora as seleções terão chances de competir, após a Copa do Mundo de 2022, no Catar, onde nós também repetimos a sede, os times asiáticos chegaram longe até a final, e isso aumentou o número de equipes de seleções da região, portanto o torneio de 2023, estará com as seleções de maior destaque e mais conhecidas, o que deve fechar em breve em 12 equipes, até bem pouco tempo, só tínhamos Austrália e Japão.





Em quanto a primeira copa asiática de seleções não acontece aqui em nossas mesas, iremos de finais retros que serve para treinar as equipes e distribuir títulos e coeficiente para um ranking futuro no torneio, a primeira decisão será a de 2019 entre o Catar quarto finalista da última copa do Mundo aqui, vencida pela Bélgica e o Japão vice campeão do mundo em 2018 em final contra a Colômbia.
Nós veremos a seleção japonesa em várias finais como esta frente á Austrália de 2011.
Em 2007 a Arábia Saudita outra grande finalista entre várias edições da copa asiática, pegou o Iraque, no futebol e perdeu, dando ao time de Sadan o primeiro troféu no torneio, Arábia chegou a semifinal da última Copa do Mundo.
Em 2004 uma final inusitada, com dois gigantes países da economia mundial, mas não tão fortes no futebol, onde a experiência japonesa se fez valer. Agora no botão poderemos ver se a China pode surpreender. 
Japão e Arábia se pegam nas finais de 1992 e 2000 e vence as duas.

Se no botão os japas vencerem a maioria ou todas será o maior campeão de título, mesmo antes do torneio de 2023.







A Coréia venceu nas duas oportunidades que enfrentou Israel nas finais de 1956 e 1960, nas duas primeiras edições da competição, agora teremos uma reedição destes dois jogos, Fagner pelo lado israelita e Luís com a Coréia a vice campeã mundial de 2022 na Unifa.


Em 1972 o Irã era o campeão de 1968,e foi defender o título na Tailândia frente a Coréi, no futebol eles ficaram com o bicampeonato.
No torneio de 1984 em Singapura a final foi entre Arábia e China e os árabes venceram mais uma. 
A seleção chinesa tem duas finais e pode sir com as taças na mão, ela que é uma das mais novas na Unifa.
Arábia fica com o bi campeonato ao vencer a Coréia do Sul em 1988 no Catar.
Mas em 1992 o ano que seria o tri campeonato, o Japão jogando em casa, desbancou os sauditas e ficou com o título.

Em 1996 a Arábia chegava a quinta final consecutiva, e em 2000 faria a sexta e perderia para o Japão novamente no Líbano, mas em 1996 ela vence os donos da casa os Emirados Árabes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CONFERENCE LEAGUE 32VS DE FINAL E SEU CAMINHO ATÉ AS OITAVAS.

 O vencedor do confronto  do Fenerbahçe turco contra o Basel da Suíça pegará o Montpllier da França pelas oitavas de final da competição. Na...